Desenvolvido dentro da ideologia “clean label” (em tradução livre “rótulo limpo”) é um produto sem conservantes, sem derivados animais e livre de glúten. Priorizando o uso de ingredientes simples e naturais.
(41) 3081-8662
contato@naodequeijo.com.br

Segurança de alimentos x Contaminação cruzada

Por definição, segurança de alimentos são as medidas adotadas aos alimentos comercializados para garantir a integridade de saúde do consumidor. Estas medidas incluem cuidados como: bactérias que sejam nocivas à saúde, fragmentos de objetos cortantes, metais pesados, substâncias tóxicas, etc.

Para a grande das pessoas estas medidas podem assegurar com tranquilidade que o alimento produzido está em plenas condições para o consumo. Porém, para quem possui uma dieta de restrição ao glúten, é necessário além de todos estes cuidados ter a certeza de que o alimento não sofreu contaminação cruzada com glúten.

Mas afinal, o que é contaminação cruzada com glúten?

Trata-se de uma contaminação de alimentos que não possuem glúten, porém que foram manipulados num ambiente com glúten. Ou seja, o alimento sem glúten não pode partilhar talheres, tábuas de corte, bancadas, esponjas de louça, utensílios, ou qualquer outro objeto que está em contato com glúten. Uma vez que o objeto esteve em contato com glúten ele estará contaminado, e caso seja utilizado para fins sem glúten, trará consigo a contaminação cruzada para todo o ambiente isento se glúten, e para o alimento a ser consumido.

Por isso se você tem intolerância ou algum tipo de desordem relacionada ao glúten, é preciso se atentar ao processo de fabricação das marcas que consome, certo?

Post a Comment