
Obesidade infantil
A obesidade infantil já é tratada como uma epidemia global, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PENSE), que é realizada pelo Instituto da Pesquisa Nacional de Saúde (IBGE), junto com o Ministério da Saúde.
Dieta inadequada e falta de atividade física, são os principais responsáveis pelo preocupante quadro. Diabetes, hipertensão e colesterol alto também contribuem para a obesidade infantil. Outro fator, é o fato da criança passar muitas horas diante da televisão, quando a Academia Americana de Pediatria recomenda que o tempo seja apenas de uma hora por dia para crianças de ambos os sexos na faixa etária de 2 a 5 anos.
Uma grande questão hoje em dia é: “Como exercitar crianças nesse período de idade?” O exemplo deve começar pelos pais, não só em relação a prática de exercício, como desenvolver hábitos de uma alimentação balanceada e saudável.
Em primeiro lugar os pais devem se conscientizar que não devem passar tantas horas diante da televisão ou celular e nem permitir que os filhos criem esse hábito.
Caminhar em parques e praças ao lado dos filhos pode ser uma atividade muito prazerosa nessa fase, como também ensinar os pequenos a andar de bicicleta, jogar bola com eles e resgatar as atividades do tempo de criança, como: pular amarelinha, brincar de esconde-esconde, entre muitas outras.
É importante desenvolver desde cedo nas crianças, a conscientização de que a atividade física é um momento de prazer, de diversão e não uma obrigação. Brincar com outras crianças em locais de lazer também pode ser uma maneira de manter a obesidade distante da vida dos pequenos.
Fonte: Marcio Atalla.