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O que é considerada uma alimentação saudável?

Sabe aquela expressão saco vazio não para em pé? Desde pequenos temos a informação de que a alimentação é extremamente importante, porém, abusar de alimentos ricos em gorduras saturadas, açúcares e sódio é um gatilho para doenças como hipertensão, obesidade e diabetes. Contudo, não é difícil incluir no cardápio alimentos saudáveis para manter uma boa qualidade de vida.

 

Alimentação saudável está ligada ao equilíbrio e à variedade da dieta, que é composta por proteínas, gorduras, carboidratos, fibras, cálcio e minerais. É uma alimentação rica em vitaminas, equilibrada e variada por todos os tipos de alimentos, sem exclusão ou abusos. Comer bem significa ingerir vários tipos de alimentos e nutrientes, isso inclui: verduras, frutas, legumes e cereais todos os dias e de forma balanceada. É fundamental evitar o consumo de alimentos industrializados. Na maioria das vezes, eles são compostos de substâncias que prejudicam o nosso organismo, como corantes, conservantes, sódio e açúcar em grandes quantidades. Por isso, é importante ressaltar que quanto mais natural for a comida, melhor.

 

Benefícios para quem se alimenta bem

Muitas pessoas ainda tem o pensamento de que a alimentação saudável serve apenas para perder aqueles quilos indesejados, mas não é verdade. Apesar de ela ser essencial para manter o peso ideal, não deve ser considerada a única vantagem.

Abaixo, colocamos bons motivos para você manter uma alimentação proveitosa e deixar no passado os alimentos gordurosos e com muito açúcar:

  • Previne o surgimento de doenças, sobretudo as cardíacas, e ajuda o sistema imunológico;
  • Melhora o humor e a memória;
  • Reduz o cansaço e o estresse;
  • Aumenta a qualidade do sono;
  • Previne o envelhecimento precoce da pele;
  • Melhora o sistema digestivo;
  • Fornece disposição e mais energia para as atividades diárias.

Obs: Gestantes ou mães que estão amamentando, é imprescindível ter uma alimentação saudável e balanceada, pois ela é essencial para o desenvolvimento do bebê.

 

Mantenha uma alimentação equilibrada

Durante o nosso dia a dia, temos diversas responsabilidades: trabalho, estudos, projetos, família e, muitas vezes, não sobra tempo para cuidar de nós mesmos nessa correria.

Contudo, é preciso mudar os velhos hábitos para viver mais e com qualidade de vida. Por isso, ter muita força de vontade e disciplina para evitar as “besteirinhas” em sua rotina, como o fast food e alimentos industrializados, é fundamental.

E sabe qual é a regra de uma alimentação saudável? Comida de verdade. Para isso, temos dois grupos de nutrientes: os macronutrientes e os micronutrientes.

– Macronutrientes: são as gorduras boas, como abacate e óleos; carboidratos e as proteínas

– Micronutrientes: são os minerais e vitaminas, que estão presentes em alimentos como frutas, verduras e legumes.

 

Veja algumas orientações que irão proporcionar uma alimentação saudável:

 

• Não fique com fome

O café da manhã, almoço e jantar são consideradas as principais refeições e possuem suma importância, mas não são suficientes para nutrir o corpo de forma adequada por 24 horas. O ideal é fazer de quatro a cinco refeições balanceadas durante o dia. A quantidade das porções deve respeitar o gasto calórico de cada organismo.

Não deixe a fome acumular! As chances de consumir comida industrializada aumentam quando estamos com forme. Além disso, é comum comer rapidamente e em mais quantidade do que o necessário.

 

• Aprecie as refeições

Quem nunca aproveitou o horário do almoço para responder os e-mails? É bem comum se alimentar enquanto realiza outras atividades. Porém, o mais indicado é reservar uma parte do seu tempo para comer com calma.  Além de apreciar melhor o sabor, o cheiro e a textura dos alimentos, estar mais relaxado diminui a velocidade da mastigação e contribui para que os nutrientes sejam melhor digeridos.

 

• Beba água

O nosso sangue é composto por 90% de água. E todo mundo sabe que beber água é importante para o funcionamento do corpo. Não adianta ter uma alimentação saudável e não ingerir a quantidade de água necessária, afinal, ela é responsável por transportar e ajudar na absorção dos nutrientes.

 

• Leve lanche de casa

Quando passamos o dia inteiro fora de casa, as tentações começam a aparecer. Isso se deve a facilidade de encontrar um lanche industrializado na rua, do que algo saudável. Para que você não caia nessa cilada, prepare lanches saudáveis para levar com você. Mix de castanhas, frutas ou até mesmo um sanduíche integral são excelentes lanchinhos rápidos para você evitar comer besteiras na rua.

 

• Reduza o açúcar

O doce, a fraqueza da maioria. Mas você precisa saber que para fazer o açúcar refinado, toda a parte boa da cana-de-açúcar é retirada, sobrando apenas as colorias. Por isso, reduzir a quantidade de açúcar é deixar de ingerir calorias desnecessárias que possam prejudicar o nosso organismo. Fique feliz, nem tudo está perdido! Você pode substituir a versão refinada pelo mascavo, pois ele não passa pelo mesmo processo de refinamento e, por isso, continua com os valores nutricionais.

 

Ter uma alimentação saudável é menos complicado do que que muita gente acredita ser. Você evita problemas de saúde e consequentemente tem mais energia. Alimentar-se da forma correta pode ser muito saboroso e simples. Colocando em prática estas dicas, certamente você se sentirá melhor e aumentará a sua produtividade.

 

 

Fonte: One Market

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