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Má alimentação pode causar mais mortes do que cigarro

Se sua alimentação é baseada em carne vermelha, fast-food, refrigerante e muitos doces e bolachas/biscoitos, as chances de você ter uma morte prematura é maior do que um fumante que, ao menos, tem uma alimentação regrada e saudável.

Um estudo da revista científica britânica The Lancet, revelou que cerca de 11 milhões de mortes por ano ― considerada, uma em cinco mortes ― são resultado de uma dieta pobre em nutrientes e alimentos integrais e rica em calorias, sal, açúcar e gordura. 

Os pesquisadores analisaram dietas de pessoas de 195 países usando bancos de dados, as pesquisas pela internet e entrevistas presenciais feitas entre 1990 e 2017.

Destas 11 milhões de mortes prematuras que foram atribuídas à má alimentação, 10 milhões foram resultado de doenças cardiovasculares, 913 mil de cânceres e 339 mil de diabetes tipo 2, entre outros problemas de saúde relacionados aos maus hábitos alimentares.

“O estudo revela que uma dieta desregrada é o principal fator das mortes na maioria dos países no mundo”, relatou o autor do estudo Ashkan Afshin, pesquisador do Institute for Health Metrics and Evaluation na Universidade de Washington.

Segundo Afshin, uma alimentação nada saudável pode causar mais mortes prematuras do que tabagismo e pressão alta, por exemplo.

Enquanto uma dieta desregrada foi relacionada com cerca de 11 milhões de mortes em 2017, mortes prematuras relacionadas ao tabagismo somaram 8 milhões nesse mesmo ano.

Ingerir mais sal, gordura e açúcar (ingredientes encontrados aos montes em fast-food, refrigerantes e demais alimentos industrializados) podem ser “particularmente fatal”. Estes alimentos podem ser responsáveis por cerca de 3 milhões de mortes.

Já o hábito de não comer frutas, verduras e outros alimentos integrais e in natura (naturais) pode ser igualmente perigoso para a saúde. O pesquisador informa que a falta destes nutrientes acarreta em cerca de 2 milhões de mortes.

Enquanto o consumo em excesso de sal aumenta a pressão vascular, multiplicando o risco de doenças cardiovasculares, as frutas e verduras ajudam a diminuir a pressão. Ou seja, não basta só deixar de comer besteira, mas também precisa investir em alimentos saudáveis.

“Manter uma alimentação não saudável é uma oportunidade mortal”, disse o pesquisador. “Nós somos o que comemos e os riscos afetam todas as pessoas, de qualquer idade, gênero e status social.”

Como alcançar uma alimentação mais saudável:

Um ponto desse estudo que chama muita atenção dos pesquisadores é que, países que seguem a dieta mediterrânea, como Israel, Espanha, Itália, França, tiveram menos mortes relacionadas à alimentação. A dieta mediterrânea é baseada em alimentos integrais, azeite, peixes e verduras e frutas.

“Geralmente, países que seguem uma dieta baseada em frutas, vegetais, nozes e gorduras boas têm um número menor de mortes relacionadas à má alimentação”, informa Afshin.

Abaixo alguns alimentos que você deve priorizar:

  • Alimentos integrais (chamados de “comida de verdade”);
  • Frutas;
  • Castanhas;
  • Sementes;
  • Vegetais;
  • Gorduras boas (azeite de oliva, por exemplo);
  • Peixes e carne branca.

Evite o quanto puder:

  • Sal;
  • Açúcar;
  • Carne vermelha e carne processada (linguiça, salsicha, presunto, etc).

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