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Gastrite x Alimentação Balanceada

Comidas apimentadas, alimentos que contém cafeína, chocolates, refrigerantes e bebidas alcoólicas são os alimentos classificados como os vilões das pessoas que têm gastrite. A doença é uma inflamação ou infecção do revestimento do estômago. Sua duração pode ser mínima (dias), se for aguda, pode durar meses ou até mesmo anos se for crônica.

Quando ela ocorre, muitos alimentos devem ser evitados. Porém, isso não quer dizer que necessariamente quem tem a doença se alimente mal. Os alimentos gordurosos também são vilões. Como a digestão destes alimentos é mais demorada, prejudica ainda mais o órgão inflamado. A nutricionista Karin Klack explica que os alimentos gordurosos não são apenas frituras. “Há muita gordura presente em bolachas recheadas ou amanteigadas, cortes de carnes com muita gordura, assim como os embutidos e até mesmo as aves. Não é porque o frango é uma carne branca que está ausente de gordura. Partes como a coxa e a asinha são exemplos que devem ser evitados”, diz ela.

O estudante Hudson Marques, ao descobrir a gastrite, mudou totalmente sua alimentação e hoje vive uma vida mais tranquila. “Me alimentava muito mal por conta dos horários na faculdade. Só comia besteiras e muitas vezes nem isso. Depois que comecei a me sentir mal, estabeleci alguns horários e costumo levar minha comida. Hoje me sinto muito melhor”, relata.

 

Receitas antigas podem não ajudar

Quem nunca ouviu a avó ou até mesmo a mãe dizer que precisa tomar um copo de leite frio para melhorar a queimação? Porém, não é bom tomar sozinho e muito menos gelado. O leite pode melhorar a sensação, mas o quadro pode piorar a partir do momento que ele começa a fermentar dentro do estômago.

“Outro ponto é que as pessoas com problemas gástricos devem consumir os alimentos sempre em temperatura morna, nunca muito quente, nem muito gelado. O melhor jeito de tratar e prevenir a gastrite é manter um peso adequado e uma vida saudável”, informa a nutricionista.

 

Como evitar a Gastrite

• Mantenha uma alimentação balanceada, com o máximo de alimentos em sua forma natural;

• Coma devagar, mastigando bem;

• Não fique muito tempo em jejum. O recomendando é fazer de cinco a seis refeições ao dia, sempre em porções reduzidas e em um intervalo de três horas;

• Evite tomar líquido junto com as refeições;

• Pratique atividades físicas, sempre com acompanhamento médico.

 

Fonte: Desconhecida – São Paulo.

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