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Alimentação nas Férias

Uma das épocas mais esperadas pelas crianças. As Férias, quem não gosta delas? Quando falamos de férias, o que vem em seguida na nossa mente é o descanso, a busca por um maior bem-estar, os momentos de lazer, de diversão, de novas alegrias e renovação das energias. Mas, onde está a preocupação com a alimentação nas férias?

Há quem pense que neste período  a boa alimentação também “entra de férias”, puro engano: com mais tempo para pensar em si mesmo, a dica é pararmos para reavaliar como anda nossa alimentação, buscando assim um equilíbrio capaz de maximizar os benefícios de uma boa férias.

Embora nesse período seja mais difícil, o ideal é resistir às tentações. Então, alimente-se somente nos horários certos, não se permitindo “comer com os olhos”.

 

Dicas para uma boa alimentação nas férias:

  • Evite “pular” o café da manhã, pois a primeira refeição deve garantir a energia necessária para aproveitar o dia inteiro;
  • Mantenha a rotina: horário para acordar, para fazer as refeições, para se divertir e para dormir;
  • Mastigue bem os alimentos;
  • Escolha sempre os alimentos da estação; principalmente as frutas, verduras e legumes;
  • Não se deixe levar pela gula e evite comer demasiadamente aquela comida tão gostosa da vovó;
  • Cuide com os embutidos, eles carregam uma quantidade considerável de gordura, colesterol e sódio;
  • Se não puder dispensar os embutidos, escolha aqueles com menor valor calórico, como os alimentos light;
  • Não fique mais de quatro horas sem se alimentar;
  • Prefira alimentos integrais, pois eles contêm mais nutrientes e fibras, que trazem grandes benefícios para o organismo;
  • Crie pratos novos e busque sempre introduzir os cereais integrais em suas refeições;
  • Evite comer alguns alimentos em exagero, como: chocolates, doces, salgadinhos, frituras e etc.

 

Vai viajar nas férias?

Alguns cuidados devem ser tomados:

  • A  alimentação deve ser feita em horários fixos, assim evitando que fique beliscando besteiras;
  • Procure manter entre 5 a 6 refeições no dia;
  • Permita-se comer coisas que tem vontade, mas não exagere;
  • Hospedar-se em casas de familiares é um perigo, principalmente na casa da vovó;
  • Não exagere ao querer experimentar novos pratos;
  • Se possível, realize atividades físicas, ao menos uma caminhada.

Lembre-se: apesar de férias serem sinônimo de diversão, não podemos nos descuidar de nossa saúde.

 

Caso contrário, no final das férias, estaremos com a consciência pesada por termos adquirido aqueles “quilinhos a mais”.

Curta as férias da melhor maneira possível, aprendendo que a energia não vem somente do lazer momentâneo, mas também da boa alimentação que você sempre deve ter!

 

 

Fonte: Nutrição em Foco

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