Desenvolvido dentro da ideologia “clean label” (em tradução livre “rótulo limpo”) é um produto sem conservantes, sem derivados animais e livre de glúten. Priorizando o uso de ingredientes simples e naturais.
(41) 3081-8662
contato@naodequeijo.com.br

Afinal, o que é glúten?

Algumas pessoas podem ter prejuízos de saúde se consumirem glúten, provocando danos ao seu intestino e lesando sua saúde. Estas pessoas podem ter doença celíaca, uma doença auto-imune que atualmente não possui cura, ou ainda alguma desordem relacionada ao trigo como alergia, por exemplo.

O glúten é um conjunto de proteínas (gluteninas e gliadinas) encontradas em alguns cereais como trigo, centeio e cevada. Quando adicionamos água as farinhas destes grãos, as proteínas presentes em contato com a água e agitação se unem e desenvolvem o tão falado glúten.

A partir da união destas proteínas, há o desenvolvimento do glúten e a elasticidade da massa de farinha formada se desenvolve, facilitando o manuseio da massa.

Então, com esta elasticidade estabelecida, se houver necessidade de fermentar essa massa de farinha, uma vez que o glúten está desenvolvido, o gás produzido pela fermentação fica retido na massa, e assim a massa cresce e fica macia.

Muito se fala sobre aveia também. A veia não contém glúten, porém em muitos casos é processada no mesmo moinho em que farinhas com glúten, ficando então contaminada com glúten. Em casos muito específicos as proteínas da aveia também podem não cair bem a quem não pode consumir glúten.

Muitos produtos no mercado contêm glúten, justamente por suas funções de maciez e elasticidade nas massas. Mas fique calmo! Existe vida sem glúten, há produtos no mercado sem glúten também, e mix de farinhas prontos para você preparar suas massas se desejar.

Esteja sempre atento a rotulagem do produto que você pretende consumir. Após a lista de ingredientes, está descrito se o produto contém ou não contém glúten. E CUIDADO, pois em alguns casos pode estar descrito que não contém glúten no produto seguido da informação de alérgicos: “contém” ou “pode conter” trigo! Se contém trigo, contém glúten oras!

Post a Comment